sexta-feira, 1 de junho de 2012

COMPROMISSO A MARCA REGISTRADA DO CRENTE


COMPROMISSO

Is 6:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

·        O Profeta Isaias assumiu um compromisso muito sério diante de Deus: Ele disse Eis-me aqui, envia-me a mim.

O Nosso Deus é um Deus de compromisso, Ele está comprometido conosco, Ele tem uma aliança conosco e um compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades.

·        Assim como Deus tem compromisso conosco Ele também espera que tenhamos compromisso com Ele.

Compromisso é uma palavra impopular nestes dias. A maioria das pessoas não está disposta a comprometer-se de forma alguma principalmente com as coisas de Deus.

·        Já viram a frase “orçamentos sem compromisso” é isso que as pessoas querem – nada de compromisso.

Todos querem ser abençoados, mas poucos desejam compromisso, responsabilidade. Querem relacionasse com Deus, mas sem compromisso.

·        Hoje no mundo há falta de pessoas leais e fieis que honrem sua palavra e seus compromissos.

Para que a fidelidade aconteça no mundo é necessário assinar um contrato ou documento obrigando a pessoa a honrar seu compromisso e sua palavra.

·        Vivemos em uma geração que carece de fidelidade ou lealdade. E isto está se refletindo na igreja e tem gerado mal testemunho acerca do bom nome de Cristo.

compromisso é a marca registrada do crente. É como se fosse o “selo de qualidade” dele.

·        Mat. 5:37  Jesus disse: Seja porem a tua palavra sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

A Negligência ao compromisso leva ao descrédito. Quantos crentes sem crédito, o que falam ninguém acredita mais, e o pior denigrem a imagem da igreja.
Quando assumimos um compromisso e não cumprimos por negligência, istoprejudica o nosso testemunho como crente.  

·        Infelizmente muitos crentes que não se preocupam em zelar pelo próprio nome, nem pelo nome da igreja, ou tão pouco se preocupam com o bom testemunho.

Ao assumirmos um compromisso devemos fazer o possível para cumpri-lo principalmente com relação às coisas de Deus.

·        O que é compromisso?

Compromisso é obrigação, pacto, promessa de trato a ser cumprido.

·        Segundo a palavra de Deus se não podemos cumprir é melhor não firmarmos um compromisso (Ecl 5:5) – “Melhor é que não votes do que votares e não cumprires”.

Não devemos ter meias nem duas palavras, mas apenas uma Tiago reforça o ensino de Jesus

·        “Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação”. - Tg 5:12.

Mt 5:16 - "Resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está no céu."

·        A palavra "resplandecer", quer dizer revelar-se, brilhar, sobressair.

Jesus estava ensinando que o crente tem que ter uma conduta diferente do mundo, ele tem que andar na contramão com o mundo e seus maus costumes.

·        Devemos ter responsabilidade com o que falamos e com o que nos comprometemos.

Jesus antes de subir aos céus disse: "Ser-me-eis testemunhas" (At 1.8)

·        A conduta de uma pessoa pode ser muito mais eficaz do que meras palavras(suas atitudes gritam tão alto que não consigo ouvir o que diz sobre você).
Não basta dizer sou cristão e pronto, as pessoas não vão acreditar se não demonstrarmos a nova vida que recebemos.

·        O testemunho do cristão reflete-se no novo estilo de vida na sociedade - as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo - 2Co 5.17.

Não podemos mais sair por ai assumindo compromisso ou nos comprometendo sem responsabilidades – temos um testemunho a zelar.

·        No mundo inventávamos desculpas, mentíamos, mas agora não, temos que fazer o possível para cumprimos com o que assumimos diante dos homens, igreja etc.

Paulo escreve aos Filipenses: para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros (estrelas) no mundo - (Fp 2.15).

·        Somos "sal da terra" e "luz do mundo" (Mt 5.13,14); devemos nos comportar de modo íntegro, diante de Deus e dos homens, para que, através do nosso testemunho, Deus seja glorificado (Mt 5.16).

Compromisso é sério – necessita que nos empenhamos na obrigação em cumpri-lo.

·        Repito: Assim como Deus tem compromisso conosco Ele também espera que tenhamos compromisso com Ele.

Muitas vezes vemos na igreja, pessoas que por motivos fúteis ou inexplicáveis, abandonam os seus compromissos com igreja – saem dos departamentos, abandonam os ensaios etc..., largam tudo, abandonam sem mesmo dar satisfação.

·        Devemos nos conscientizar que o nosso compromisso é primeiramente com Cristo.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. I Cor. 15:58

·        Devemos lembrar que quando assumimos um compromisso na igreja seja participarmos de um determinado grupo ou departamento, estamos firmando um acordo na presença de Deus.
Jr. 48:10ª - “maldito o homem que fizer a obra do Senhor fraudulosamente”.

·        Compromisso exige perseverança: Precisamos vencer o cansaço, Vencer a comodidade, enfim as condições adversas.

Infelizmente, muitos agem como “fogo de palha” na igreja. Começam ate bem, falam que “vão fazer e acontecer”, mas depois começam a criar situações diversas para faltar.

·        Alguns usam a desculpa que sua presença é sem relevância, sem importância, que não fará falta alguma...

Jesus disse que quem não é fiel no pouco, não é fiel no muito e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito (Lc. 16:10)

·        Aquele que não entrar no gozo das pequenas coisa também não entrará no gozo das grandes (Mt. 25:22,23).

Quando temos um compromisso (seja ensaio ou outro qualquer) jamais devemos rompê-lo, devemos procurar cumpri-lo.

·        A falta de compromisso é um mal exemplo para os irmãos e até mesmo para os nossos filhos, eles poderão ser no futuro, nossos imitadores, menosprezando as coisas de Deus e sem compromisso com a igreja, causando a você muito pesar.

Se você tem compromisso com Deus, não olhe para trás (Lucas 9:62) -  “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.

·        Toda aliança firmada implica em direitos e compromissos das partes envolvidas - Mt 6:33 - Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Meu direito: as minhas necessidades supridas pelo Senhor.

·        Meu Compromisso: colocar o Senhor e o seu reino (seus interesses) na frente dos meus, em primeiro lugar.


Direito de Deus: Ser a prioridade absoluta da minha vida.

·        Compromisso de Deus: acrescentar todas as coisas que preciso para

Na verdade nós queremos os direitos e os privilégios, sem prestar muita atenção nos compromissos que uma aliança acarreta.

AD CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário