sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bíblia: Um livro de autoajuda?


“Porque, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, durante os poucos dias da sua vida vã, os quais gasta como sombra? pois quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?” Eclesiastes 6:12
 Veja a tabela:

Livro de AutoajudaBíblia Sagrada
O homem existe para ser feliz.O homem existe para adorar a Deus (Ap 4:11, I Co 10:31). E Ele pode ser feliz na terra, mas a verdadeira felicidade, eterna, não será aqui (Ap 21:4, 5).
O homem tem domínio sobre a terra e sobre tudo.Deus é o único dono de todas as coisas, pois foi Ele quem as criou (Jo 1:1-3, Gn 1:1, Sl 24:1). Nada pertence ao homem, nem a própria vida.
O objeto de desejo, o ânimo ou a felicidade são alcançados quando o homem confia em si mesmo.O homem deve confiar apenas em Deus, e tudo o que ele possui vem do Altíssimo, de acordo com Sua vontade(Sl 146, Sl 13:5, Is 40:31, Mt 6:25-34, Sl 125).
O homem só depende dele mesmo para viver.O homem é totalmente dependente de Deus (Sl 139:7-18, Sl 146, Jo 15:5).
O homem é um super-herói.O homem é um anti-herói (Basta conhecermos as “sujeiras” de Abraão, Jacó, José, Moisés, Davi, Salomão etc., em Gênesis, êxodo, I e II Samuel, I e II Reis…).
Todos os homens são bons, o problema é que muitos não sabem usar sua bondade.Não há homens bons. Não há justo, nem um sequer (Sl 14: 1-3, Rm 3:10-12).
A alegria depende inteiramente daquilo que se alcança neste mundo (dinheiro, fama, sucesso profissional, bons relacionamentos etc.)A alegria do homem está apenas em pertencer a Deus e na certeza de que viverá eternamente com Ele (Mc 8:36; I Jo 2:17; Jo 14:1-6; Ec 2:11, 22-23).
O homem vive para satisfazer o EU.O homem vive para satisfazer a Deus. E não se frustra (Ef 2:8-10, 2 Co 4:7, 1 Ts 4:1).
O homem pode qualquer coisa. Cada homem é um deus em si mesmo.O homem não é nada! Ele não passa de pó. Como diz uma canção: “Eu sou como um vento passageiro, que aparece e vai embora.” (Jo 38 e 39, Sl 139, Sl 90:2:12, Is 40:6-8).

A Bíblia mostra a verdadeira face do homem (pobre, condenado, finito, horrível) e indica um caminho para a Salvação (através de Jesus Cristo que, por amor a nós, sem que merecêssemos, pagou o preço por nossos pecados e nos deu o direito à vida eterna).

Não podemos procurar a Palavra de Deus para buscar solução imediata para os nossos problemas. Não encontraremos as “10 maneiras práticas para não cometer pecado”, nem “Como não sofrer mais? O fim do sofrimento em sete passos.” A Palavra de Deus nos orienta, nos mostra o caminho a seguir, mas não nos dá respostas objetivas, nem nos promete alegria contínua aqui na terra.

Este é um tema delicado, procure pensar nisso. Eu também tenho pensado e aprendido sobre o assunto.

Ad Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário