segunda-feira, 29 de abril de 2013

O que é compaixão?

Mateus 14

Jesus teve compaixão da multidão. Compaixão é sentir a dor alheia como se fosse a nossa própria dor.
Ter compaixão de outrem nos leva a ter atitudes concretas. Jesus teve compaixão e sentiu a dor da humanidade como se fosse a dele, por isso tomou atitudes reais, curando as pessoas das suas enfermidades.


Será que temos tido compaixão dos nossos irmãos que passam por dificuldades? Temos tido compaixão do pecador ou das pessoas que caminham para o inferno sem Deus?

Quantas pessoas cruzam por nós e não temos um folheto ou uma palavra de fé para dar? Possuímos tudo, mas nos falta compaixão. Existem pessoas que sentam ao nosso lado na igreja, outras são nossos vizinhos e estão precisando de compaixão.


A hipocrisia e o falso zelo – Vs 15.


Os discípulos não estavam preocupados com a necessidade da multidão e sim com a responsabilidade que teriam com ela. A sociedade tem sido hipócrita atribuindo ao governo e a polícia as mazelas da sociedade, mas a primeira agência socializadora é a família.

No Rio de Janeiro há cerca de um milhão de dependentes químicos, por quê? Porque existem pessoas para comprar. A mesma sociedade que cobra é a mesma que alimenta a violência.

Na casa de Deus também encontramos pessoas hipócritas, que não têm o mínimo zelo pela igreja e ficam cobrando do pastor o que não fazem em suas próprias casas.

Aqueles que são discípulos de Cristo são provedores – Vs 16.

Não existe alegria – Dai-lhes de comer.
Não têm rumo – Dai-lhes de comer.
Não têm felicidade – Dai-lhes de comer.
Não têm Deus – Dai-lhes de comer.


Não estamos aqui nesta terra só para engordar e comer. Somos provedores de Jesus, existe uma fome espiritual.

A reação dos discípulos – Vs 17.

Os discípulos apresentaram motivos para não atender à demanda da multidão.

1) Não temos como fazer.

Existem pessoas que dão desculpas para tudo. Desculpas para não dar o dizimo, oferta, para trabalhar em algum setor da igreja, etc.

2) O que temos é muito pouco.

“Jesus não dá para atender este povo!” É pouco amor, pouca fé e quando falta estes ingredientes em nossas vidas, apresentamos inúmeras desculpas. Os discípulos estavam dizendo pra Jesus que o que eles tinham não dava nem para eles. É o egocentrismo de hoje, “Farinha pouca, meu peão primeiro.”

Sobre esta questão considere:

1) Se pensamos que podemos atender às demandas da multidão seguindo o prisma deste mundo, iremos desistir facilmente.

2) Se pensamos que temos que estar totalmente saciados para atender a demanda da multidão, nunca iremos ser provedores, sempre irá nos faltar algo, não somos super-homens.

3) Jesus ensinou a prioridade e ela é a multidão. Jesus disse: “Dai-lhes vós de comer!”

Não podemos fazer cultos para encher a nossa barriga. Existem crentes melindrosos que se não cantam em determinado culto, fecham a cara, emburram com o pastor... Os cultos não podem servir para atender a nossa demanda e sim a da multidão, que está sedenta da Palavra de Deus.

Trazei-os aqui! Vs 18.

O grande segredo para transformar derrota em vitória é levar os problemas até Jesus. Os discípulos não tinham capacidade humana para alimentar a multidão. Se não temos como resolver os problemas temos que levá-los até Jesus.

Três coisas Jesus fez – Vs 19.

- Operou o milagre.
- Transformou.
- Abençoou.


Quando entregamos a Jesus o 'nada', o 'pouco', Ele o transforma em 'tudo'. Jesus não devolve o que colocamos em suas mãos de qualquer jeito. Ele sempre transforma em bênção.
Aquilo que entregamos a Jesus, Ele nos devolve transformado e nos usa para alcançarmos outras pessoas. Vs 20,21.


- Qual o resultado?

. Todos os que forem alcançados por nós serão abençoados!
. A bênção de Deus será tão grande que pessoas que nem conhecemos serão alcançadas pela bênção derramada em nossas vidas.


- Atenção

Coloque no lugar próprio, o pão para ser enviado. A bênção que Deus dá, não pode ser jogada fora. Jesus mandou colocar o pão no local apropriado para que este fosse aproveitado por outras pessoas.

Como você tem administrado a bênção que Deus coloca na sua vida? Não desperdice o que Deus lhe deu! Cuide bem da bênção do Senhor.

Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário